Caros leitores
Finalmente o Conservada!
A escola é um espaço privilegiado de análise, discussão e reflexão da realidade. É nesse espaço que está sendo formados “cidadãos conscientes”, que venham a contribuir para o desenvolvimento da comunidade nos vários setores. Assim, é essencial que seja vinculado projetos que trabalhem as questões sociais e ambientais dentro da Unidade Escolar, para que o aluno analise, discuta e reflita sobre o que deve ser melhorado, não só no ambiente escolar mas na comunidade geral.
Nos últimos anos as escolas públicas vêm enfrentando vários problemas, e um deles é a falta de cuidado com o patrimônio publico escolar. Para solucionar esse problema é dever da escola resgatar a valorização a conscientização dos alunos quanto à importância da mesma e como é bom viver em um ambiente limpo.
Esse descaso dos alunos com o Patrimônio Público é devido à falta de informação quanto aos custos para a construção e mantimento do mesmo. Os alunos acham que a escola é apenas responsabilidade do governo, não tratando a mesma como seu espaço para educação, ética e compromisso de ser cidadão.
Dessa forma, temos que fazer com que o aluno perceba que a Escola como um Patrimônio Público, é de responsabilidade de todos e deve ser preservada, defendida e protegida, visando um ambiente mais propicio a educação de crianças e adolescentes.
Segundo Amaury Meller Filho, "O patrimônio compõe a identidade e a imagem da escola e, por isso, ele precisa estar sempre em ordem, sob pena de colocar em risco a segurança das pessoas e o projeto pedagógico".
NOSSO OBJETIVO
- Desenvolver momentos de reflexão sobre a responsabilidade de conservação do - Patrimônio Público;
- Incentivar a conservação de todos os materiais da escola: carteiras, cadeiras, portas, ventiladores, copos, pratos, colheres e materiais da biblioteca e multimeios;
Reconhecer o espaço em que se vive e perceber-se como parte dele, compreendendo que o lugar determina aspectos importantes da vida;
- Adotar uma atitude responsável em relação às questões ambientais na escola e na comunidade;
- Mobilizar a comunidade escolar a manter a integralidade física e cultural da escola, levando os integrantes a legitimar seu papel na comunidade;
- Conscientização da preservação da pintura da escola contra atos de vandalismo e pichação, utilizando elementos do hip hop para tal objetivo lúdico e logo, a desmarginalização do grafite, breek (dança), skate e o rap (DJ e MCs);
- Quebrar os paradigmas das culturas marginais, assim como as do hip hop como forma de conscientização do patrimônio público;
OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
- Jogar lixo no lixo;
- Deixar as carteiras e materiais organizados;
- Manter carteiras, chão e paredes limpas;
- Preservar os trabalhos expostos pelos colegas;
- Respeitar a natureza;
- Separar o lixo que pode ser reciclado;
- Confeccionar faixas e cartazes alusivos à campanha de limpeza;
METODOLOGIA
- Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do patrimônio escolar como de todo o entorno, através de atividades lúdicas e multidisciplinares nas quais, serão cobrados os resultados na culminância do projeto em forma de exposição de trabalhos realizados nas diversas áreas do conhecimento;
- Os alunos participantes ganharam pontos nas disciplinas nas quais foram monitorados;
- Dois professores de matérias distintas ficaram responsáveis por uma determinada turma. Durante suas aulas, segundo um cronograma estipulado, devem em um primeiro momento, desenvolver uma reflexão sobre a conservação do patrimônio público e privado. Após feito esse primeiro momento, os alunos devem produzir uma exposição de trabalhos sobre as reflexões e atividades desenvolvidas em sala de aula;
SOBRE A CULMINÂNCIA
Realizada no dia 29/10/2014, os alunos tiveram o primeiro tempo - de seu turno específico - para a montagem de suas exposições em local determinado conforme a necessidade de espaço para cada sala. A partir do segundo tempo, os alunos se dirigiram a quadra poliesportiva de nossa escola para as apresentações dos trabalhos, sendo representado por até quatro alunos de cada sala para a explicação de no minimo três minutos e no máximo sete minutos.
Após a apresentação de todos os trabalhos de cada turno, começaram as apresentações culturais, amostra de vídeos oficinas de grafite e palestras.
No turno matutino
- Contamos com a presença da banda de pop rock Du Contra, que tocou músicas de sua própria autoria como também clássicos do rock nacional;
- Houve também uma demostração de skate com atletas da loja Rema. A Rema é uma loja que vende roupas e acessórios para os adeptos do skate, além de criadores de projetos de incentivo ao esporte nas escolas de Campo Grande;
- Oficina de grafite com Mareco e Arce. Dois experientes grafiteiros de Campo Grande ministraram uma pequena oficina mostrando a arte do grafite nos muros da quadra poliesportiva da E.E. Adventor Divino de Almeida;
- Amostra de videos - O skate nas ruas e a preservação dos espaços de prática do esporte. O professor e produtor Cleberson de Oliveira - o Buguinha - cria documentários onde o skate chega para ser praticado, praças, ruas, parques, pistas e etc, sempre com um foco de reflexão sobre a preservação desses espaços;
- Sala de multimeios: Amostra de vídeos dos alunos e palestra com Marina do Ecoplantar. O Ecoplantar é um local onde pode-se destinar lixos sem danos ao meio ambiente. Ao tornar-se sócio, existe um acumulo de pontos, cada vez que o cadastrado levar seu lixo. Ao totalizar um determinado número de pontos, o sócio pode retirar brindes. Além dessa função coleta de lixo, o Ecoplantar também busca fazer debates e reflexão sobre as melhores formas de descarte de lixo e reciclagem dos mesmos;
Turno Vespertino
- Seguiu os mesmos critérios de apresentação e de exposição de trabalhos dos alunos, assim como no turno matutino;
- Demostração de skate com atletas da loja Rema;
- Oficina de grafite com Arce e Curumex;
- Apresentação teatral com o Teatro Imaginário Maracangalha. Com a peça A ferro e fogo, os integrantes da companhia, buscam retratar a realidade indígena no Brasil desde seu achamento em 1500. O Maracangalha é um grupo teatral de rua, que vem levando gratuitamente informação e cultura para diversos pontos do nossos Estado e do Brasil através de sua arte;
- Apresentação musical com Marina Peralta. Marina trás no repertório a levada do reggae em reflexões sociais relevantes do nosso cotidiano. Com músicas próprias e clássicos do reggae nacional, a cantora agitou o público da nossa escola que já acompanhavam o seu trabalho;
- Grupo de dança Coletivo Tony Jazz. O grupo trás a nossa escola apresentações de break que animaram os alunos. Grupo composto por três integrantes que se revesavam nas apresentações de dança de rua;
- Sala de multimeios: apresentação de videos documentários e trabalhos produzidos pelos alunos do turno vespertino;
Turno Noturno
- Seguiu os mesmos critérios de apresentação e de exposição de trabalhos dos alunos, assim como no turno matutino e vespertino;
- Demostração de skate com atletas da loja Rema;
- Oficina de grafite com Arce e Curumex;
- Palestra e amostra de vídeo do Ecoplantar;
- Apresentação musical com Silas do Armazém. O melhor das produções de Rap de Campo Grande também esteve presente no Conservada. Representando o grupo, o rapper levou as letras politizadas e de reflexão social de sua própria autoria durante as apresentações de skate e da oficina de grafite. Com gancho das músicas, o Coletivo Tony Jazz finalizou o evento com suas apresentações de break.
Mais fotos do evento
Parabéns pela iniciativa! Mais um projeto que deu certo na escola Adventor.
ResponderExcluirMuito bom ter participado.